Concertos: Dias da Música em Belém '11, 15-17ABR no CCB

Entre os dias 15 e 17 de Abril o CCB vai receber o festival Dias da Música em Belém, com o tema DA EUROPA AO NOVO MUNDO 1883-1945

Entre a morte de Richard Wagner e o fim da Segunda Guerra Mundial, a música ocidental reinventa-se.

Ao apogeu do sinfonismo mahleriano sucedem-se as ruturas do impressionismo (Debussy, Fauré, Franck) e de Stravinsky, e sobretudo do atonalismo, representado pela Segunda Escola de Viena (Schoenberg, Berg, Webern). Mas, tal como Dvorák tinha anunciado nos últimos anos do século XIX, emergem novas expressões musicais que ganham corpo sobretudo nos Estados Unidos, recorrendo às tradições afro-americanas: é a era dos blues e do jazz e de uma primeira estética de fusão, que dará origem a Copland e Gershwin. A receção desses novos sons dá-se na Europa do primeiro pós-guerra (depois de 1918), com compositores como Ravel e Kurt Weill, mas o movimento acentua-se depois da ascensão ao poder do nacional-socialismo em 1933, que leva ao êxodo de compositores e intérpretes, na sua maioria para a América. Em pouco mais de sessenta anos, a tradição musical europeia roda sobre si mesma, criando novas formas e novos formatos, gerando ruturas e polémicas, e recriando universos sonoros abertos às influências exteriores.

ITINERÁRIOS
Para facilitar na escolha dos concertos, foram desenhados 6 itinerários:
- Do Novo Mundo — Privilegia música das Américas

- Da Europa — Privilegia música da tradição erudita europeia, sobretudo o romantismo germânico

- Espírito Livre — Sobretudo géneros não-eruditos, como ragtime, blues, jazz, tango, gamelão (mas não exclusivamente)

- Diversidade — Um pouco de todos os outros itinerários… (géneros e formações…)

- Mal-amados — Compositores exilados, presos, proibidos, censurados... cuja música foi rejeitada pelo público durante muito tempo, que tenham tido vidas conturbadas, profissionalmente e emocionalmente… Ou seja, mal-amados….

- Modernistas — Compositores cuja linguagem musical é original (por vezes revolucionária) e que contribuíram para a riqueza do período em questão.

- A nossa selecção - B13, B9, B15, B6 / C16

Mais informação no sítio do CCB.

Mensagens populares deste blogue

Prática na Dance Factory Studios, 1DEZ

Lindy na Rua - Jardim da Estrela, 20NOV